1932: São Paulo em chamas

1932: São Paulo em chamas

00:00 / 00:00

Sinopse

1932. No coração da metrópole em acelerada expansão, explode a última e talvez maior guerra civil brasileira. O conflito é o ápice das hostilidades entre Getúlio Vargas e forças dissidentes de diversas partes do país, iniciadas com a Revolução de 1930. Em São Paulo, o estado com maior perda de autonomia para o regime e epicentro do levante, jornadas de protesto deixam mortos e levam estudantes a rumar para as trincheiras.
A Revolução de 1932 foi sobretudo a odisseia do cidadão anônimo elevado a protagonista, em nome do interesse coletivo ou por dever de ofício, contra ou a favor da revolta, nas trincheiras ou na retaguarda. Donas de casa se tornam enfermeiras.
Meninos atuam como mensageiros. Famílias doam joias e ouro. Um astro do futebol troca a bola pelo fuzil e leva para a frente de batalha um contingente de esportistas. Um futuro presidente comanda os ataques mais sangrentos e outro atua no socorro aos feridos. Bombardeios aéreos aterrorizam populações e agravam o estado depressivo do pai da aviação, Santos Dumont.
Um abrangente e emocionante relato, 1932: São Paulo em chamas permitirá ao leitor conhecer e analisar o episódio que sacudiu o Brasil, deixando um legado de valores e apaixonadas discussões.

Autor

Luiz Octavio de Lima
Luiz Octavio de Lima
Formado em Comunicação Social pela PUC-RJ e pós-graduado em Economia pela Unicamp-Facamp, Luiz Octavio Augusto de Lima atuou nas principais redações de jornais e revistas do país, como Veja, Época, Exame, O Estado de S. Paulo, O Globo e Folha de S.Paulo. Em 2001 publicou O Xingu dos Villas Boas e em 2014 foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura com Pimenta Neves, uma reportagem. É autor de A Guerra do Paraguai e 1932: São Paulo em chamas, publicados pela Editora Planeta.

Narrador

Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

- Radialista - Jornalista
Locutor desde os 15 anos.
Início da profissão como locutor - apresentador de programas musicais e noticiosos: Rádio Difusora, na cidade de Jundiaí.

- Imprensa Escrita
Empresa Folha da Manhã S/A.
Emissoras de Rádio em São Paulo Como Apresentador e Operador de Som em Programas Musicais e Jornalísticos (entrevistas, noticiosos,etc): Rádio Bandeirantes (FM), Jovem Pan, Eldorado, Cultura, Manchete, Antena 1, Opus FM, Nativa FM (Ganhou em 1989, prêmio da APCA como melhor locutor RÁDIO FM)

- Televisão
Record TV (Rede Record) - apresentador de telejornais (do regional, ao nacional) durante 7 anos;
SBT - Sistema Brasileiro de TelevisãoSBT - apresentador de boletins da olimpíada da Austrália;
Rede Bandeirantes de Comunicação - apresentador do no canal de notícias, vinte e quatro horas, para assinantes, o Band News TV, durante 15 anos.

Outras Atividades: voz em documentários e comerciais ( tanto para o rádio quanto para televisão, cinema, eventos de vários seguimentos).