Categorias Ver Todas >

Audiolivros Ver Todos >

E-books Ver Todos >

A Vida Louca da MPB

A Vida Louca da MPB

00:00 / 00:00

Sinopse

Entre muitos comentários e olhares sobre a música popular brasileira, poucos atentam para a loucura de suas histórias. Buscando os detalhes pouco conhecidos das vidas conturbadas de artistas como Noel Rosa, Cazuza, Maysa e Vinicius de Moraes, este livro abre as portas para o lado obscuro, excêntrico e por vezes engraçado das vidas de dezessete figuras que não contemplaram qualquer barreira entre a música e o vício, que mergulharam de cabeça na vida e perpetuaram um testemunho tatuado em cifras que ainda não desapareceram de nossos ouvidos, mesmo depois de mortos. Nos caminhos e descaminhos que deram forma à música popular brasileira, dezessete artistas se destacam por suas histórias de loucuras, escândalos, porres e quedas fenomenais que renderam material inesgotável à construção de mitos.
Dos anos 1930 aos 2000, eles viveram intensamente, fundaram escolas, revolucionaram estilos, encantaram multidões e continuam sendo referência para qualquer um interessado na diversificada constelação da MPB. São histórias – muitas com mais de uma versão na cada vez maior bibliografia musical brasileira – recontadas a partir de uma perspectiva distanciada, sem dourar pílulas ou esconder vexames. Desafiado a perfilar esses vidas-loucas, Ismael Caneppele tanto mergulhou na história de algumas personalidades que fizeram a trilha de sua adolescência e juventude – contemporâneos como Cássia Eller, Renato Russo, Cazuza e Itamar Assumpção – quanto foi atrás de gente da qual tinha menos referências, algumas vagas ou caricatas.

Narrador

Alexandre Luppi

Alexandre Luppi

Alexandre Luppi é radialista. Iniciou a carreira em 1993 e de lá pra cá, respira áudio e comunicação. É locutor, produtor, programador musical, roteirista e diretor. Passou por emissoras como 89FM, Rádio Eldorado, Mit FM, e Rádio Globo. Mas você já deve ter ouvido o Luppi em outras emissoras através de flashes ao vivo, institucionais, branded content e spots comerciais. Durante 2 anos foi gerente do Estúdio e Produtora Laramara, onde além de áudio descrição de imagens, produziu bulas em áudio e diversos audiolivros.
Desde 2008 está à frente da sua empresa que já se chamou LuppiArts, e agora é Compasso Coolab, onde é diretor artístico e de criação. Mas como o início de sua carreira foi à frente dos microfones, não deixa nunca seu ofício de lado e aqui dá voz a mais um título da Tocalivros.