Esse Gato Ninguém Segura, O Pulo do Gato

Esse Gato Ninguém Segura, O Pulo do Gato

00:00 / 00:00

Sinopse

Esse Gato Ninguém Segura relata os 45 anos de sucesso do programa de rádio O Pulo do Gato.
Há quase meio século (45 anos, mais precisamente), São Paulo acorda ao som do mesmo miado – o miado do “gato radiofônico” mais famoso do Brasil: o d’O Pulo do Gato, da Rádio Bandeirantes.
O Pulo tornou-seo programa jornalístico há mais tempo no ar, no mesmo horário e com o mesmo apresentador, José Paulo de Andrade, em uma mesma emissora.
Agora, o programa que informou e segue informando gerações inteiras, ganha um livro-documentário à altura de sua relevância jornalística e do respeito conquistado junto à audiência.
Esse Gato Ninguém Segura(Ed. Letras do Pensamento), do jornalista Claudio Junqueira, ex-integrante d’ O Pulo, recorda os 45 anos do Radiojornalístico mais longevo do dial brasileiro, a partir das memórias dos entrevistados, transcrições de áudios raros, fotografias inéditas, reportagens em outros veículos e documentos.
Adaptada da dissertação de Mestrado de Claudio Junqueira sobre O Pulo do Gato pelo jornalista Marc Tawil, também organizador do livro, a obra que levou quase três anos para ficar pronta, revela e confirmam suas 210 páginas detalhes históricos de máxima importância, antes desconhecidos de ouvintes, jornalistas e acadêmicos.
“Fui contratado na Rádio Bandeirantes como rádio-escuta em 2 de abril de 2003, no mesmo dia em que O Pulo do Gato completava 30 anos no ar. Parecia ser apenas uma coincidência, mas os anos seguintes comprovariam que meu destino estaria intimamente ligado ao programa e assim seria até meu último dia na emissora, em 8 de agosto de 2013”, escreve Claudio Junqueira.
“Eu sou referência do programa e ele é minha referência. É o Zé Paulo d’O Pulo do Gato, é O Pulo do Gato do Zé Paulo – então ficou uma coisa só, é muito ligado. Cá entre nós, é o programa mais importante que eu fiz em toda minha vida”, reconhece José Paulo de Andrade.
“Ele está agora para ser efetivado (risos). A importância do Zé Paulo na história da Bandeirantes é muito, muito grande. Ela vai estar sempre escrita na ‘pedra’ para toda a história dessa empresa. Por quê? Porque ele dedicou a sua vida inteira a essa causa. A Bandeirantes deu toda a liberdade para ele poder tratar os problemas de frente, e a não ter medo de enfrentar nenhuma autoridade”, afirma Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Autor

Claudio Junqueira
Claudio Junqueira
Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista (2015) e graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Fiam-Faam (2003). É professor universitário de Jornalismo e no momento coordena a Assessoria de Comunicação Institucional da PUC-SP. Atuou como repórter e apresentador e conquistou quatro prêmios de Jornalismo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Radiojornalismo, Redes Sociais e Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Narrador

Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

- Radialista - Jornalista
Locutor desde os 15 anos.
Início da profissão como locutor - apresentador de programas musicais e noticiosos: Rádio Difusora, na cidade de Jundiaí.

- Imprensa Escrita
Empresa Folha da Manhã S/A.
Emissoras de Rádio em São Paulo Como Apresentador e Operador de Som em Programas Musicais e Jornalísticos (entrevistas, noticiosos,etc): Rádio Bandeirantes (FM), Jovem Pan, Eldorado, Cultura, Manchete, Antena 1, Opus FM, Nativa FM (Ganhou em 1989, prêmio da APCA como melhor locutor RÁDIO FM)

- Televisão
Record TV (Rede Record) - apresentador de telejornais (do regional, ao nacional) durante 7 anos;
SBT - Sistema Brasileiro de TelevisãoSBT - apresentador de boletins da olimpíada da Austrália;
Rede Bandeirantes de Comunicação - apresentador do no canal de notícias, vinte e quatro horas, para assinantes, o Band News TV, durante 15 anos.

Outras Atividades: voz em documentários e comerciais ( tanto para o rádio quanto para televisão, cinema, eventos de vários seguimentos).