O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda

O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda

00:00 / 00:00

Sinopse

Este livro é um resgate histórico da literatura umbandista. Publicado pela primeira vez em 1933, O Espiritismo, a magia e as Sete Linhas de Umbanda ganha uma nova edição ampliada.
Além dos artigos que estavam na edição original, o livro contará com 20 inéditos, publicados entre os anos de 1932 e 1933 no Diário de Notícias da então capital federal, o Rio de Janeiro.
Este foi considerado como o primeiro livro a ter como tema as Sete Linhas de Umbanda e Demanda – suas rotinas, fundamentos e doutrina. De terça a domingo, na primeira página do caderno de reportagens, Leal de Souza mostrava, com toda a clareza, os meandros de uma religião que acabara de nascer e que sofria grande repressão.
Com suas palavras, buscava desconstruir o preconceito por meio da informação e a intolerância religiosa, que perseguia seus irmãos. Temas e tabus, como despachos, orixás, vidência, obsessão e muitos outros são tratados com a desenvoltura de quem informa, com visão privilegiada, sem jamais impor sua opinião.
Essa nova edição contará, ainda, com textos adicionais de pensadores e pesquisadores da Umbanda, como Nikolas Peripolli, Diamantino Fernandes Trindade, Leonardo Cunha, Maurício Ribeiro da Silva e Nathália Fernandes.

Narrador

Daniel Szafran

Daniel Szafran

Daniel Szafran é pianista de formação popular, estudou harmonia eimprovisação e harmonia fundamental.

Músico intérprete, ex-integrante da Banda Fanzine da TV Cultura, nos 1990.Produziu e dirigiu o CD Cancioneiro , de Pedro Costa em 2002, com acolaborações de artistas como Demônios da Garoa, Zeca Baleiro, Paulo Caruso eAlzira Espíndola, entre outros.

Produz e toca em seu show acústico e intimista instrumental de piano, ondeexibe vasto repertório de arranjos e versões para a música brasileira einternacional.

Intregra a equipe litúrgica da sinagoga Congregação Beth El de São Paulo, desde 2007 e recentemente iniciou um projeto voluntário de aproximação e diálogo com músicos de origem árabe-palestina, sírios e libaneses, intitulado Mazeej(mistura, em árabe), em parceria com a Migraflix, que oferece uma plataformade ajuda a imigrantes refugiados, promovendo atividades e workshops diversos.