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Azaleias e mandacarus jardins de Mina Klabin Warchavchik

Azaleias e mandacarus jardins de Mina Klabin Warchavchik

Sinopse

Em Azaleias e Mandacarus: jardins de Mina Klabin Warchavchik, Tatiana Perecin descreve o momento do nascimento do paisagismo moderno brasileiro, na figura dos jardins tropicais criados por Mina Klabin Warchavchik para as casas modernistas projetadas por seu marido, o arquiteto Gregori Warchavchik. O trabalho parte da análise do ambiente cultural em que a paisagista estava envolvida, das tradições locais de paisagismo e do modelo de jardins ecléticos vigente durante seu período de trabalho, descrevendo esse cenário. Examina a importância do jardim residencial na cidade de São Paulo, palco de seu trabalho, e da questão da incipiente profissionalização da disciplina paisagística. Aborda o surgimento do modernismo e a influência de aspectos políticos, econômicos e sociais do Brasil de então sobre a trajetória da paisagista. Propõe uma compreensão da obra de Mina que perpassa a presença de temas ligados ao paisagismo nos escritos de Gregori, e que aponta aspectos de modernidade mesclados com permanências ecléticas, localizando o trabalho como um ponto de transição entre essas duas tradições. Neste percurso, descortina o pioneirismo do trabalho de Mina e seus impactos sobre a subsequente criação de um modelo brasileiro de jardim modernista tal como aconteceu. Examina a seleção botânica empreendida. Evidencia também a intensa colaboração entre a paisagista e o arquiteto, mostrando que o papel de Mina na história do modernismo brasileiro avança para além da criação dos jardins que conferiam brasilidade à obra de Warchavchik. Ainda, debruça-se sobre a recepção dos jardins pela sociedade paulista e a interlocução entre as suas obras e os círculos culturais e artísticos do modernismo, do regionalismo e do nacionalismo. No todo, é uma obra que procura acompanhar os primeiros passos de uma nova consciência paisagística no Brasil, em sua atualidade, esforços, contradições e desafios constitutivos. Se é verdade que ainda seriam necessários alguns anos para que o moderno paisagismo se afirmasse plenamente e pudéssemos contemplar os seus frutos mais consistentes, é também verdade que não é menos importante compreender em que cenário e sob quais circunstâncias ele emerge pela primeira vez, e com qual vocabulário ele pronuncia suas primeiras e incertas palavras.