Dedilhando Poesias

Dedilhando Poesias

Sinopse

A Advogada e Escritora Oneida Maria Di Domenico, nos brinca com este maravilhoso projeto literário, que, em sua essência, por que não dizer, é um ato e amor ao próximo. Digo isso porque todas as vezes que saímos da nossa zona de conforto para nos colocar no lugar que sejam que apoiam para que sejam incluídos socialmente, estamos ofertando o nosso melhor: o amor! Somos instigados, a todo o momento, a abandonar de uma vez por todas o preconceito e a discriminação uma vez que comportamento como esses levam à exclusão e à segregação daqueles que apresentam características específicas, impedindo-nos de constivo leva em conta o outro.

Autor

Oneida Maria Di Domenico é natural de Campos Novos/SC. Radicada em Porto Alegre/RS desde 1972. Em 1999 colou grau em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Canoas). Em 1986 participou do Ciclo de Conferências “O Pensamento Alemão – Uma Introdução às Obras Mestras”, promovido pelo Centro de Estudos e Debates Populares, em colaboração do Departamento de Filosofia da UFRGS e o Instituto Cultural Brasileiro-Alemão (Goethe). Em 2011, participou do Curso sobre Literatura Brasileira, ministrado Pelo Professor Dr. Cícero Galeno Lopes. Em 2015 e 2016 participou das Oficinas de Leitura e Escrita Criativa ministrada pelo escritor e jornalista Walter Galvani, membro da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) por ocasião da 61ª e 62ª Feiras do Livro de Porto Alegre, após cursou Crônica. 

Em 2015 recebeu certificado de Escritora Amiga do Clube de Escritores de Andrelândia (CLAN) pela doação de livros, contribuindo com à Biblioteca. Em2016 recebeu Menção Cultural de Aplausos, concedido pela Associação Cultural Poemas à Flor da Pele. Em 2017 participou do 32ª Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra/Suíça. Em 2017, em reconhecimento Internacional de Talento se torna Delegada Cultural Nacional e Internacional pelos Escritores Brasileiros (ESCBRÁS). Em2018 tomou posse como membro correspondente da União Brasileira de Escritores/RJ/RS (UBE/RJ/RS). Em 2017 recebeu o Diploma de Honra ao Mérito pela participação no evento “São Paulo em Verso e Prosa”,em comemoração aos 470 anos do nascimento de Miguel de Cervantes, pela Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo. Em 2018 recebe Destaque como Excelência Cultural, pela Associação Poemas às Flor da Pele/RS. 

Em 2018 como membro correspondente da Academia de Letras do Brasil/Suíça, recebe título de Escritora Imortal (Núcleo-SC) com medalha de Mérito Lítero-Cultural Euclides da Cunha.; em 2017 o Troféu Cecília Meireles; em2017 o Troféu Carlos Drummond de Andrade; e, em de 2019 o Troféu Mário Quintana,todos na área da Literatura, em evento realizado em Itabira/MG;e, de Embaixadora Imortal da Paz pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos(OMDDH -signatária da Organização das Nações Unidas - ONU), Comenda Diplomata Barão do Rio Branco, Comenda Rui Barbosa (O Águia de Haia), Comenda Princesa Isabel; e,  Diploma de Destaque Cultural HC. Em 2018 recebe pela Associação Internacional de Escritores e Artistas – Literart, Diploma de Honra ao Mérito Graciliano Ramos e Troféu de Melhores do Ano de 2018. Em 2018 recebeu Troféu e Menção Honrosa, pela Helvetia Edições, Vevey/Suiça. 
Em 2018 ocupa a cadeira nº 114 da Academia Internacional de Letras, Artes e Ciências – (A Palavra do Século 21 – ALPAS). Em 2005, publicou seu primeiro livro: Alguns passaram ... poucos se eternizaram...;em 2015 o segundo: Gratidão às Estrelas da Minha Vida;e, em 2017o terceiro: Ilhada na Imensidão do Mar, todos