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Ensino superior para os povos indígenas de Mato Grosso do Sul

Ensino superior para os povos indígenas de Mato Grosso do Sul

Sinopse

Este livro está estruturado em três capítulos, além da introdução, da conclusão e dos anexos. No primeiro, faço uma reflexão sobre o histórico dos povos indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. Embora Bittencourt e Ladeira (2000) dividam a história do povo Terena em três momentos (tempos antigos, ainda no Êxiva; tempos de servidão; e tempos atuais), tal divisão tem sido atualmente questionada por nós, pesquisadores Terena, que estamos reescrevendo a história de nosso povo. Os Kadiwéu, Guató, Ofayé, Kaiowá, Guarani e Terena somam, no total, pouco mais de 73 mil indígenas, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segundo capítulo consiste na análise dos relatos de experiências de desafios e superações desses jovens acadêmicos dentro das diversas universidades do estado. Inicialmente, pontuo os programas e as políticas de apoio aos universitários indígenas dentro das universidades e as formas como eles foram superando os desafios na nova etapa de suas vidas, principalmente no que se refere à necessidade de se transferir para os centros urbanos. Trago relatos de experiências vivenciadas por indígenas que sofreram toda forma de privação enquanto concluíam seus cursos, o que não os fez desistir de seu sonho. No segundo capítulo também narro os eventos acadêmicos nos quais os indígenas foram protagonistas, articulando-se politicamente, e de que maneira foram construindo sua autonomia. No terceiro capítulo abordo o percurso e as trajetórias dos egressos indígenas após a saída da universidade, com toda a bagagem de conhecimentos que levam consigo, e o modo como contribuem com seu povo, sua aldeia e o movimento dos povos indígenas de MS. Procuro mostrar como esses jovens estão se inserindo no mercado de trabalho e o cotidiano dos profissionais que estão empregados e atuando. Falo, ainda, da forma como é feita a festa pelo título recebido e a benção pelo Hainaiti Koixomuneti (Grande Pajé) e pelas anciãs da aldeia. É de suma importância falar do significado deste retorno para os líderes tribais e como eles gostariam que ele se desse. Antes de entrar no tema dos egressos indígenas, creio ser relevante apresentar o cenário dos povos indígenas do estado de Mato Grosso do Sul e conhecer as lutas que levaram à conquista de uma educação específica e diferenciada em consequência do movimento pelo acesso ao Ensino Superior.