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Retratos dos Anônimos da História no Painel Romanesco de Inferno Provisório

Retratos dos Anônimos da História no Painel Romanesco de Inferno Provisório

Sinopse

Em Retratos dos anônimos da história no painel romanesco de Inferno provisório, a autora apresenta uma leitura do projeto literário criado pelo escritor mineiro Luiz Ruffato. Tal projeto, formado por um conjunto de cinco romances, é aqui considerado uma "história a contrapelo", conforme o conceito de Walter Benjamin. A autora preocupa-se em realizar uma reflexão sobre o contexto histórico e social representado na obra de Ruffato, investigando fatos e personagens selecionados pelo autor para figurar em sua pentalogia e como ele a organiza formalmente. Além de situar o trabalho de Ruffato na literatura brasileira contemporânea, Pokulat aponta também Inferno provisório como um romance peculiar na ficção nacional produzida no século XXI, em virtude da história narrada e da forma empregada. Para isso, investe na reflexão em torno de como o autor utiliza a estética do fragmento na montagem de um painel romanesco e a que/quem ele alude em sua versão a contrapelo da história da modernização nacional, valorizando a perspectiva dos trabalhadores brasileiros representados em geral como sujeitos migrantes que se deslocam em busca de empregos. Nesta leitura crítica, é posta em evidência a versão da história olhada pela perspectiva do fracasso do projeto modernizador e percebido por meio da problemática resultante dos deslocamentos geográficos que provocam a dissolução dos laços com a origem e promovem alterações identitárias sentidas na forma do não pertencimento e do desenraizamento. Temas como migração, identidade, modernização e seus desdobramentos perpassam pela análise da pentalogia.