A Última Mensagem de Hiroshima

A Última Mensagem de Hiroshima

00:00 / 00:00
  • Autor: Takashi Morita
  • Narração: Ênio Vivona
  • Duração: 04h24m05s
  • Selo Editorial: Universo dos Livros
  • Editora: Universo dos Livros
  • Produção: Tocalivros Studios
  • Idioma: Português Brasil
  • Material de Apoio: Não
  • Data de Lançamento: 25/09/2019

Sinopse

Era 6 de agosto de 1945. Ninguém poderia prever, mas foi neste dia que a vida de inúmeros japoneses – e das gerações subsequentes – mudaria para sempre. As consequências da bomba atômica foram devastadoras, e não apenas no que diz respeito à saúde daqueles que se encontravam nas imediações do epicentro, como é o caso do Sr. Takashi, que exercia o ofício de soldado na época.

Para além das numerosas enfermidades oriundas da intensa radiação emitida em Hiroshima e Nagasaki, os atingidos pelas bombas sofreram muita discriminação, principalmente pelo fato de as consequências decorrentes da radiação para os sobreviventes e seus descendentes serem ainda uma incógnita. Após sofrer situações tão devastadoras como as que o Sr. Takashi viveu, muitos de nós provavelmente sucumbiríamos ao rancor. A sabedoria, no entanto, com a qual ele enfrentou suas memórias mais sombrias é inspiradora.

Quando questionado a respeito de suas mágoas com relação aos norte-americanos, responsáveis pelo envio da bomba atômica a Hiroshima, o veterano responde: “Estavam apenas fazendo o seu trabalho.” O perdão, a compreensão, a empatia e todos os laços e fortalezas construídos em detrimento de um passado que é impossível de esquecer são lições que o Sr. Takashi, agora um comerciante de 92 anos que vive no Brasil, visa nos ensinar neste emocionante relato.

Autor

Takashi Morita

Takashi Morita

Takashi Morita nasceu em dois de março de 1924. Hoje o senhor está com 93 anos e uma boa saúde. Ouve bem, fala bem, sobe e desce escadas. Ele tem uma ótima memória, mas infelizmente algumas lembranças dolorosas.

Narrador

Ênio Vivona

Ênio Vivona

Ator, comediante, dublador e radialista com 30 anos de carreira, já passou por várias emissoras de TV e rádio, atualmente trabalha no humorístico "Praça é Nossa" do SBT e pertence ao grupo de humor "Café com Bobagem"! Como dublador faz as vozes do Rick do desenho animado "Rick and Morty" e também do Arturo de "La Casa de Papel" e muitos outros.