A Verdadeira Regra do Impedimento

A Verdadeira Regra do Impedimento

00:00 / 00:00

Sinopse

Para as mulheres inseridas no ambiente esportivo - seja como atleta, jornalista ou torcedora, a verdadeira regra do impedimento se constitui fora dos campos. Essa foi a máxima que norteou este livro. Em 1983, houve um campeonato feminino cearense que mal foi divulgado e, quando era noticiado nos jornais, não se fazia questão de esconder o machismo. Por 35 anos, o silêncio prevaleceu. Esse capítulo importante do esporte estadual foi esquecido, ignorado, como acontecem, em geral, com feitos femininos. É essa história, ainda inédita, que será contada no livro A Verdadeira Regra do Impedimento: a história do futebol feminino cearense. Mais do que dar visibilidade à história do futebol feminino do Ceará, essa obra mostra, acima de tudo, mulheres.

Mulheres essas que, a seu modo, são transgressoras, pela simples - ou não tão simples assim - decisão de assumir a paixão pelo esporte. Apesar do foco ser o futebol estadual, os exemplos das jogadoras cearenses são usados para mostrar os problemas recorrentes no país como um todo, como a falta de apoio e a forma como a imprensa ajuda a manter a modalidade como "inferior". Além do resgate histórico, que é o destaque, o livro traz a atualidade também, com a ajuda de nomes como as jornalistas Nadja Mauad, Clara Albuquerque, as integrantes do blog Dibradoras e a atleta de futsal mundialmente premiada Amandinha.

Autor

Karine Nascimento
Karine Nascimento é natural de Fortaleza. Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), escolheu o curso para atuar na área esportiva. Já foi colunista da Carta Capital e editora-sênior da revista do Fortaleza Esporte Clube. Atualmente, é comentarista e repórter do NBB, principal torneio nacional de basquete.

Narrador

Machado

Elys Marina

Jornalista com mais de 30 anos de experiência divididas entre veículos de comunicação como TV, Rádio e Internet. Apresentadora e repórter, agrega a seu currículo a formação de advogada. Passou pelas TVs Bandeirantes, ESPN BRASIL, MEGA TV, TV SENAC, TV Justiça, Canal Universitário (CNU) e Canal Comunitário, em programas sobre Saúde e Qualidade de Vida, Telejornais diários, Programas de Entrevista, Variedades e Esporte.
Atualmente se divide entre narrar livros para a Tocalivros, reportagens e apresentação de programas para a TV CÂMARA SP.
Participou ao longo da carreira de diversos institucionais para empresas como a Home Doctor, o Residencial Santa Cruz, entre outros. Foi a primeira mulher a integrar a equipe esportiva do Luciano do Valle aos domingos, no Programa “Show do Esporte” da TV Bandeirantes. Participou como jornalista da Cobertura de Eventos Esportivos pelo mundo. Entre eles, destaque para a Olimpíada de Seul, na Coréia do Sul e uma das etapas do Campeonato de Formula Indy.