Inspirado na história de Irena Sendler, enfermeira e assistente social polonesa que ajudou a salvar milhares de crianças judias durante a Segunda Guerra Mundial, A órfã de Varsóvia é mais uma obra arrebatadora de Kelly Rimmer – um spin-off de seu celebrado romance Verdades esquecidas.
Na primavera de 1942, a jovem Elżbieta Rabinek percebe um atrito crescente do lado de fora de sua confortável moradia em Varsóvia. Ela não gosta muito dos alemães que patrulham as ruas e impõem toques de recolher, mas nunca pensou muito sobre o que acontecia por trás dos muros que confinam seus vizinhos judeus. Ela conhece muito bem a brutalidade alemã, e é por esse motivo que deve ocultar sua verdadeira identidade – Emilia Slaska. Mas ao fazer amizade com Sara, uma enfermeira que mora no mesmo andar que ela, Elżbieta faz uma descoberta que a conduz a um mundo perigoso de mentiras e heroísmo.
Usando as credenciais de Sara para tirar crianças às escondidas do gueto, Elżbieta fica cara a cara com a realidade da guerra por trás dos muros e com o dilema da família Gorka, que deve tomar a impossível decisão de entregar sua bebê recém-nascida para adoção ou vê-la morrer de fome. Para Roman Gorka, essa injustiça final o impulsiona a se rebelar com um fervor que nem seu novo amor por Elżbieta pode reprimir. Mas seu descuido acaba por gerar uma atenção indesejável, colocando sem querer Elżbieta e sua família em risco, até que um ato de violência ameaça a chance deles de conquistar a liberdade para sempre.
Da ocupação nazista à ameaça de um regime comunista, A órfã de Varsóvia é a inesquecível história da arriscada tentativa de Elżbieta e Roman de recuperar o amor e a vida que eles conheciam antes da guerra.