Este é o segundo e-book da Coleção “A Educação Infantil e a pandemia”, que reúne um conjunto de reflexões sobre aspectos que têm mobilizado muitos profissionais que atuam na Educação Infantil em uma situação inesperada, a de pandemia.
""E as crianças brincam!"" se propõe a “pensar sobre o lugar da Educação Infantil como um espaço de experiências de convivência coletiva no qual a especificidade da criança pequena deve ser preservada e estimulada. E, mais do que tudo, como o lugar de brincar”.
O brincar, além de um direito de aprendizagem, também possibilita que as crianças se expressem, experimentem, participem, convivam e estabeleçam vínculos. Brincar possibilita a construção de sua identidade, sua constituição enquanto sujeito.
Como se comportaram os bebês e as crianças pequenas durante a quarentena em função da pandemia de Covid-19? O texto traz reflexões que destacam que a importância da brincadeira e das interações continua central no desenvolvimento infantil: “[As brincadeiras] compõem os espaços de comunicação criados a distância para manutenção dos vínculos afetivos significativos, ou seja, manutenção daquilo que sustenta as relações de cuidado, o desenvolvimento e o processo de aprendizagem das crianças”.
"