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Programação de TV: Conceitos, Estratégias, Táticas e Formatos

Programação de TV: Conceitos, Estratégias, Táticas e Formatos

Sinopse

O livro Programação de TV: conceitos, estratégias, táticas e formatos apresenta e explica os principais conceitos, estratégias, táticas e formatos que norteiam as decisões sobre a estruturação e as alterações das grades de programação de emissoras de TV a partir da busca constante por prestígio, faturamento e audiência. Também contextualiza e discute a importância da programação de TV como fluxo contínuo de transmissão audiovisual de canais abertos e por assinatura que vai além da arquitetura da grade. Esmiuça estratégias e táticas de programação que podem ser implementadas pelos gestores das emissoras, organizando-as em estratégias de localização dos programas na grade; de formato e conteúdo dos programas; de personagem, elenco e narrativa. Discute a complexidade narrativa nas obras ficcionais e as estratégias e práticas transmidiáticas, e analisa como a convergência de mídias, os aplicativos e as redes sociais influenciam os regimes espectatoriais para diferenciar as formas como o público consome a programação televisiva. Ainda, esclarece as principais métricas de aferição de audiência de TV e de investimento publicitário nesse meio a partir de seus modelos de negócio, e detalha os formatos intraprogramas (dentro dos programas) e interprogramas (entre os programas) relacionados à venda de espaço para publicidade e às demandas autopromocionais para divulgação da programação. O livro contextualiza conceitos teóricos, técnicos, estratégicos e mercadológicos da TV, discute a relação entre a televisão e o tempo, a ideia da programação como presente contínuo e os conceitos de presença televisiva e stimmung (resultante da atmosfera do programa e da ambiência do espectador) com as especificidades dos programas gravados e ao vivo, bem como das estratégias de "tempo atual" e "tempo real". Ademais, especifica modelos de organização da grade e contextualiza as atribuições dos gestores e profissionais do departamento de programação, discorre sobre a importância social da crítica de TV e o uso da autorreferencialidade por meio da metatelevisão. Tendo em vista a relevância das emissoras de TV na sociedade contemporânea, a obra categoriza e organiza conceitos, estratégias, táticas e formatos que definem suas programações visando à conquista do público e dos anunciantes.