Categorias Ver Todas >

Audiolivros Ver Todos >

E-books Ver Todos >

Trem das almas

Trem das almas

Sinopse

Há escritores em nossas Amazônias que seguem as pegadas de Gabriel García Márquez. Simon é um desses e o faz de modo próprio, modestamente.
Ele é um menino-velho que continua habitando Vila Murtinho, ouvindo apitos e sentindo o trepidar da aproximação do trem quando visita, a pé ou em sonho, a velha estação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, agora nesta morada: Nova Mamoré, município do noroeste rondoniense, na fronteira Brasil-Bolívia.
 Vila Murtinho, no Km 316, a cinquenta quilômetros do ponto final da ferrovia, em Guajará-Mirim, continua viva através e a despeito da passagem do tempo. Tal como a Macondo de ""Cem Anos de Solidão"".
 É, portanto, em torno da confluência dos rios Mamoré e Beni, nascente do Rio Madeira, que se desenha esta outra Macondo, brasileira e híbrida, com tintas boliviana, indígena, quilombola, nordestina e amazônida.
 A ficção histórica presente nestes relatos bem elaborados dignifica a memória desta região, que abrange porções dos vales dos rios Guaporé e Madeira, no seu aspecto histórico e imaginário.
 É, pois, com uma viva alegria que saudamos Simon Oliveira dos Santos e sua notável obra de estreia.